terça-feira, 15 de março de 2011

É Moça!

Quem não gosta de leite condensado, pode mudar de página!
Depois do chocolate, essa é minha segunda preferência doce: Leite Condensado Moça. Sim, tem que ser da Nestlé. Já provei outros, testei em receitas, mas só o Moça me deixa feliz.
Decidi hoje procurar sobre a origem dessa iguaria que está presente no dia a dia dos brasileiros desde de 1890.
Conta a história que logo depois da Abolição do escravos no nosso país, vários novos costumes e ideias foram trazidos pelos europeus para cá. Dentre as novidades, o leite condensado que passou a ser comercializado em farmácias (Olha a Pague Menos aí, gente!) e recomendado para "creanças" conforme o português da época. A mercadoria tinha o aval do Dr. Henri Nestlé produtor desde 1866 da Farinha Láctea que, durante os invernos muito frios, era o alimento mais fácil de ser transportado para saciar a fome das criancinhas. Parêntese: Em uma palestra com um dos diretores da Nestlé, descobri que o Brasil é o único país do mundo onde a farinha láctea é misturada ao leite! Sim, juntamos leite ao leite!  "Sustança"!
Voltando a falar do leite condensado, o produto começou a ser trazido da Suíça e em sua lata estava estampada a foto de uma moça com o título "La Laitière" (vendedora de leite), mas como ninguém por aqui sabia pronunciar ficou Leite da  Moça mesmo. Tentaram Milkmaid, mas a mocinha ganhou mais uma vez. 
Em meio a tantos bordados e prendas do lar, a mulher do século XIX passou a aprimorar seus "dons" na cozinha criando receitas com esse maravilhoso ingrediente. E aí vieram os pavês, musses e todas as outras coisas que já conhecemos.
Como mais uma marca forte, a gente sempre chega no supermercado ou qualquer lugar que seja, pedindo o Leite Moça e não o leite condensado.
E com certeza é um produto de sucesso até hoje em nossos lares e adoça nossas vidas: eu adoro leite condensado com salada, com tapioca... Déli!
Vou ali comer uma colherzinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário