terça-feira, 2 de agosto de 2011

Gerundiando: O crime do Português

Há algum tempo, "gerundiar" era um recurso utilizado apenas por atendentes de telemarketing e mesmo com o TMA (tempo médio de atendimento) apertadíssimo, era mais comum que beber água pra molhar garganta. O meu incômodo com o "gerundiado" vem desde a época de escola, quando tive o melhor professor de português de todos os tempos: prof. Tavares. Sou eternamente grata por tudo que aprendi com ele, o gosto que peguei pelas leituras clássicas, por me tornar uma machadiana e filha de José de Alencar convicta. Além da paixão por literatura, passei a amar gramática e o meu lado crítico ficou insuportavemente observador e atuante. É como se tivesse um corretor gramatical ligado 24 horas por dia.
O fato é que o gerúndio, um dos infinitos e quase desnecessários tempos verbais, sempre teve o intuito de reforçar uma ação realizada no presente e que acontece naquele exato momento. Como por exemplo, estou escrevendo agora esse post. Contudo, a "gerundiagem" está fora de controle e mal utilizada pela maioria da população. Aliás, acabei de me lembrar de outro vício redundante do senso comum: "a grande maioria"...  O que as pessoas não percebem é o poder que o gerúndio tem de enfraquecer tudo aquilo que acabaram de falar, todo o conteúdo que apresentaram e enfatiza a incerteza da realização de uma ação. Sem contar que o ato de "gerundiar" tornou-se introdução para muitas frases, necessidade básica para falta de conteúdo.
Vamos aos casos. Espero que os amantes do bom português consigam ler esse post até o final.
Compare e diga o que você prefere ouvir:
- João, estaremos aumentando o seu salário em 30%.
- João, aumentaremos seu salário em 30%.

- André, estaremos comprando seus livros na próxima semana.
- André, compraremos seus livros na próximas semana.

- Amor, vou estar preparando um jantar só para nós dois.
(Se você sobreviveu a essa frase, leia a seguinte!)
- Amor, prepararei um jantar só para nós dois.

São exemplos simples, mas que, se pararmos para observar, não passam credibilidade no que se quer dizer de fato. No mundo corporativo, está quase impossível conversar com alguns colegas de trabalho. E, diferente do que era previsível, eu não corrijo mas apenas sorrio. Hoje foi um dia quase "enfartante" de tanto rir!
 A "gerundite" generalizada é algo que pode ser corrigida com o exercício diário e a busca pela qualidade da nossa língua falada. Portanto, meus queridos leitores, cuidemos do nosso Português de todos os dias e não o deixemos morrer! 
Vamos passar a palavra ao próximo e não estar passando...
Vamos transferir a ligação do cliente e não estar transferindo...
Vamos marcar viagens com os amigos e não estar marcando...
Vamos aprender mais sobre nosso idioma e, SIM, continuar aprendendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário